Se você tem o desejo de estudar ou de ter um experiência profissional em algum país que tem como idioma oficial o espanhol, uma dica importante é ficar atento para fazer um currículo bem legal. O currículum vitae deve contar com o histórico da sua carreira, educação e habilidades, por exemplo. Quando esse documento é escrito em espanhol, um dos fatores que os recrutadores avaliarão será o domínio da língua. Para te ajudar a montar um currículo em espanhol, reunimos algumas dicas neste post. Confira!
O layout do currículo, além do que estará escrito nele, também é muito importante. Ele deve ter uma aparência profissional e de acordo com a sua área de atuação, podendo ser mais descontraído ou não. Organize tudo em uma página com os tópicos divididos e claros, uma linguagem fácil e textos não muito grandes. Coloque tudo em ordem cronológica ou o que for mais relevante primeiro. Na Espanha, por exemplo, a cronológica é mais valorizada, e normalmente há uma foto para identificação. Faça uma apresentação falando brevemente das suas habilidades, experiências e de outras qualificações.
Nessa parte, coloque todas as informações básicas sobre você, como nome, telefone, endereço, e-mail, nacionalidade, data de nascimento etc. Lembre-se de que as datas em espanhol são escritas da mesma forma que em português, e inclua uma foto profissional. Escreva também sobre as suas formações, cursos realizados e outros conhecimentos. Fale sobre o grau de formação, quando e onde se formou. Não se esqueça dos cursos extracurriculares ou de outros programas que fez!
Mostre as suas experiências profissionais e quais conhecimentos adquiridos com elas podem fazer de você o candidato perfeito para a vaga! Liste os seus trabalhos em ordem cronológica inversa, do mais recente para o mais antigo, citando nomes, datas, cargos e responsabilidades.
Aqui, fale sobre a sua língua nativa e outras que você fala. Inclua o seu nível de conhecimento e as certificações de cursos, caso as tenha. Fale de seus conhecimentos de softwares, aplicativos e programas que você pode usar no trabalho, como Pacote Office, Adobe, ferramentas do Google etc.
Você pode contar sobre o seu intercâmbio, o trabalho voluntário e os prêmios, mas de forma que tenha relação com o trabalho que quer. Não é um tópico obrigatório e nem precisa ser muito extenso, okay? Também é opcional incluir referências de antigas experiências ou de professores, caso sejam solicitadas.
Essas são as dicas para você montar um ótimo currículo em espanhol. Quer ler mais sobre o idioma? Acompanhe o blog da Skill:
Ser fluente em espanhol significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado!
Digite a senha para acessar!